221-bis. “Prelúdio da Cachaça”

Depois do comentário do Breno na postagem 221, numa feliz coincidência, encontrei em Prelúdio da Cachaça, de Luis da Camara Cascudo (edição comprada ontem), um trecho que faz referência direta ao costume de tomar pólvora misturada à aguardente. Transcrevo.

“Há uma tradição de que a cachaça misturada com pólvora provoca a coragem. Fora estímulo belicoso nas guerras do Império.
O poeta pernambucano Ascenso Ferreira, no poema “Branquinha” (1939) recordou:

Contavam os veteranos do Paraguay
que rasgavam no dente o cartucho,
misturavam pólvora com aguardente,
passavam a mistura no bucho
e depois iam brigar…

Meu pai, antigo oficial do Batalhão de Segurança, dizia-me haver essa fama entre as “praças”, mas nunca vira beber. Comandara patrulhas no sertão, perseguindo cangaceiros, oportunidade para aplicar-se o incentivo. O capitão honorário do Exército Joaquim Freire informava-me que a mistura era comumente ingerida durante a fase tumultuosa do governo do Marechal Floriano (1891-1894), no Rio de Janeiro, e onde houvesse luta, notadamente nos combates na revolta da Armada. E a mistela que datava da Guerra do Paraguai ou mesmo Cisplatina. O major Antônio Augusto de Athaide (1855-1935), confirmava o uso da cachaça com pólvora na campanha de Canudos (1897). O general João da Fonseca Varela (1850-1931), veterano do Paraguai, vira muitas vezes preparar e beber, antes da batalha. Era mais comum na tropa de infantaria. Os lanceiros do general Osório gostavam muito desse excitante.”

Camara Cascudo, Luis da. 11. Coragem, in Prelúdio da Cachaça. Itatiaia: Belo Horizonte, s/d (original: Rio de Janeiro, 1968).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s